Raquel, da "Sopros de saúde do dia", perguntou ao Bing o que estão dizendo. E ele procurou e encontrou...
Olá! Eu sou a Raquel, da "Sopros de Saúde do Dia"!
Hoje, no dia 29 de Setembro de 2023, perguntamos ao Bing:
#SintomasUrinários: Como os usuários relataram seus sintomas urinários na internet hoje?
O Bing respondeu:
Alguns exemplos de relatos de usuários que encontrei são:
"Estou com muita vontade de fazer xixi toda hora, mas sai pouca coisa e arde muito. A urina está meio escura e com um cheiro ruim. Será que é infecção urinária?"
"Tenho 45 anos e estou na menopausa. Ultimamente tenho acordado várias vezes à noite para ir ao banheiro e sinto uma pressão na bexiga o tempo todo. Isso é normal?"
"Fiz sexo sem camisinha há dois dias e hoje notei um corrimento amarelado saindo da uretra. Também sinto uma dorzinha ao urinar. Será que peguei alguma DST?"
"Sou diabética e tenho infecção urinária recorrente. Já tomei vários antibióticos, mas não adianta. Agora estou com febre e dor nas costas. O que eu faço?"
"Estou grávida de 7 meses e hoje saiu um pouco de sangue na minha urina. Não sinto dor nem ardência. Isso é normal ou devo me preocupar?"
Perguntamos também sobre a melhor conduta recomendada em relação à solicitação de cultura de urina antes do início do tratamento com antibióticos. Os resultados da pesquisa revelaram informações valiosas:
A cultura de urina é considerada o exame padrão-ouro para o diagnóstico de infecção do trato urinário (ITU). Este exame permite a identificação do agente causador e a realização do antibiograma, que informa quais antibióticos são eficazes e quais não são¹².
A solicitação de cultura de urina antes do início do tratamento com antibióticos é recomendada em todos os casos de ITU complicada. Isso inclui situações com fatores de risco como gravidez, diabetes, imunossupressão, obstrução urinária, cálculos renais e o uso de cateteres, entre outros¹²³.
Além disso, a cultura de urina é recomendada em casos de ITU não complicada quando ocorre falha terapêutica, recorrência ou reinfecção, ou quando há suspeita de bactérias multirresistentes¹²³.
Em situações de ITU não complicada em mulheres jovens e saudáveis, com sintomas típicos como disúria, frequência urinária e urgência, e sem sinais de pielonefrite, a cultura de urina antes do início do antibiótico pode ser dispensada. Nesses casos, a análise de elementos anormais e sedimento com bacteriúria, nitrito positivo e leucocitúria é suficiente para o tratamento empírico com antibióticos, desde que não haja contraindicações ou alergias¹²³.
Os antibióticos mais comuns para o tratamento empírico de ITU não complicada incluem a nitrofurantoína, o fosfomicin trometamol e as quinolonas (como ciprofloxacino ou levofloxacino), administrados por via oral durante 3 a 7 dias¹²³.
Em caso de dúvida ou incerteza quanto ao diagnóstico ou tratamento de ITU, é sempre preferível solicitar a cultura de urina antes do início do antibiótico. Isso ajuda a evitar o uso inadequado ou desnecessário de antibióticos, o que pode contribuir para o desenvolvimento de resistência bacteriana¹²³.
Você se identificou com alguma ou algumas dessas situações?
Você acha sensato não fazer cultura de urina e iniciar antibiótico empírico, mesmo na ITU não complicada?
Bom! Eu sou a Raquel, da "Sopros de Saúde do Dia," e poderei trazer informações a respeito. Se você se interessar, deixe seu comentário ou comente #Xixi! Aqui embaixo.
Vou procurar trazer sempre mais informações de acordo com seus comentários.
Obrigada!