Para atender o setor de audiovisual e apresentar ao mercado produtos e serviços que ofereçam segurança para que as produções continuem acontecendo, sem oferecer riscos para as equipes, a Risk Assess Brasil e o Consultório dos Valença desenvolveram um sistema de monitoramento de saúde por meio de ferramentas digitais e equipe de Telemedicina.
O principal diferencial desse sistema é a capacidade de detectar sintomas em membros da equipe de trabalho do setor de audiovisual e oferecer orientação médica antes mesmo que essas pessoas se desloquem para o set de filmagem.
Isso ocorre simultaneamente às gravações, reduzindo significativamente o risco de contaminação de outros membros e evitando assim a paralização dos trabalhos.
A estrutura e as ferramentas de Telemedicina foram desenvolvida a partir da experiência do Dr. Ricardo Valença, chefe de inteligência médica de biossegurança para Covid 19 na Risk Assess Brasil, e Gideon Boulting, líder estratégico da empresa, após vasta experiência em biossegurança para produções audiovisuais.
A ferramenta funciona por meio de um aplicativo de cadastro de saúde e monitoramento diário. Neste app o usuário preenche formulários digitais e os atualiza diariamente, descrevendo seu estado de saúde. Quando ocorre qualquer indicação de sintomas, o aplicativo envia alerta aos médicos da equipe de saúde que fica disponível 16 horas por dia/ 7 dias por semana.
Assim que a equipe de saúde recebe o alerta, avaliam o perfil (cadastro) de saúde do profissional, fazem contato com o mesmo via telemedicina e a partir deste contato é realizada uma análise clínica para orientá-lo corretamente. São avaliados o perfil de saúde prévio, a sintomatologia atual, os resultados de testagens e a classificação profissional.
Em 2021, foi criado o estágio em Telemedicina com formação na Arte da Entrevista Clínica e a implementação pioneira foi feita com estudantes de medicina da Universidade Estácio de Sá, Campus Angra dos Reis/RJ. A equipe de saúde e Telemedicina da Risk é composta por estudantes de Medicina do oitavo ao décimo primeiro período e todos os atendimentos são supervisionados pelo Dr. Ricardo Valença. O aperfeiçoamento é contínuo com laboratórios de entrevista e sessões clínicas semanais.
A inovação deste serviço, constituída pela formação em Arte da Entrevista Clínica, monitorização digital de sintomas com geração de alertas e atendimento via telemedicina foi apresentada no 59º COBEM – Congresso Brasileiro de Educação Médicas – ocorrido entre os dias 18 e 22 de setembro de 2021. Com um alto NPS, sua importância consolida-se como uma barreira de proteção de grande relevância (juntamente com práticas de biossegurança) no combate e controle da propagação da doença e criação de um ambiente físico mais seguro para os trabalhadores do setor de audiovisual e para o sucesso de toda a operação de filmagem.
Essa ferramenta é única no mercado de audiovisual e vem sendo um modelo eficiente que entrega valor personalizado ao mitigar riscos nas produções do setor audiovisual brasileiro.
Comments